segunda-feira, 17 de junho de 2013

REGRA DOS TERÇOS

Regra dos Terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.
Ficheiro:Rivertree thirds md.gif

ISO

Sensibilidade fotográfica, também conhecida como sensibilidade ISO é um termo utilizado para se referir à sensibilidade de superfícies fotos sensíveis, utilizadas na fotografia (filme fotográfico ou sensor de imagem).
Ficheiro:Dynax 7D iso100.jpg

SENSOR DE IMAGEM DIGITAL

Um sensor de imagem digital, agindo como a retina dos olhos, capta a luminosidade das imagens que são projectadas sobre ele continuamente e dá início ao processo de captura de uma instância ou de uma sequência de instâncias da imagem consecutivamente.
Trata-se de um chip que pode contar com dezenas de milhões de transdutores fotos sensíveis (photosites), cada um deles capaz de converter a energia luminosa de um ponto da imagem em carga eléctrica para ser lida ou gravada posteriormente na forma de imagem digitalizada em valores numéricos.
Ficheiro:Ccd-sensor.jpg

DIAFRAGMA FOTOGRAFICO

diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico.
O diafragma é composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objectiva, e que permitem a Regularem da intensidade de luz/iluminada que ira sair na material foto-sensível.
O valor do diafragma se dá através de números, conhecidos como números f ou f-stop, e seguem um padrão numérico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 45, 64, etc. Sendo que, quanto menor for o número f, maior a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor a quantidade de luz que passará pelo diafragma.
Ficheiro:Apertures.jpg

OBTURADOR

obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do filme.
É uma espécie de cortina que protege a câmera da luz, e quando acionado o disparador, ele se abre. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra. Ele fica embutido no interior do corpo da câmera após o diafragma.


A velocidade do obturador:
velocidade do obturador, é um dos fatores utilizados para alterar o resultado final de uma fotografia pelo fotógrafo.
As velocidades do obturador são subdivididas em baixa (de 1 até 30), média (de 60 até 250) e alta (de 500 até 8.000)
Ficheiro:Focal-plane-shutter-closing.jpg~

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Objetivas

Macro: Geralmente são muito pequenos assuntos, em que o tamanho do assunto na fotografia é maior do que o tamanho natural.
Arquivo: Scatophaga stercoraria macro Luc Viatour.jpg


50mm:As lentes de 50 milímetros EF são um grupo de normais principais lentes feitas por Canon que compartilham o mesmo comprimento focal. . Essas lentes são baseados no clássico double-Gauss lente.

Arquivo: Canon EF 50mm II lente frontal e traseira version3.JPG-by-side

http://en.wikipedia.org/wiki/Canon_EF_50mm_lens


Grande angular: Do ponto de vista de design, uma objetiva grande-angular (ou lente grande-angular) é aquela que projeta um círculo de imagem maior do que seria o comum para uma objetiva de design padrão de mesma distância focal. Isto permite grandes inclinações e movimentos de deslocamento com uma câmera ou lentes com um campo amplo de visão.

Ficheiro:Canon 17-40 f4 L lens.jpg




Tipos de Camaras

Ultra Compactas: As Camaras ultra compactas vão bolso, pois são superfinas. Devido à forte miniaturização, é um tipo de câmera bem mais caro que as compactas normais. Tem zoom de 3x e varia de 08 a  12 megapixels. Nestes modelos encontram-se recursos automáticos, onde a câmera faz tudo é só ligar e clicar, e também traz alguns recursos que podem ser controlados, tais como: ISO, Zoom, Flash, número de disparos, macro, temporizador este são os mais comuns.





Compactas: Actualmente, são as mais comuns no mercado e as mais v
rendidas nas lojas, por representarem a melhor relação custo/benefício. Sendo muito simples de usar e não tendo controles manuais (como as ultra compactas , são as preferidas dos fotógrafos iniciantes e amadores, que desejam apenas apontar e disparar (point-and-shoot). O zoom varia de 3X a 5X, e têm até 5 a 15 megapixels.





Bridges: Também chamada de super zoom, são câmaras de transição, que fazem a ponte (bridge) entre as amadoras e as profissionais. As câmaras intermediárias representam uma transição entre as compactas e as DSLR. Elas não permitem a troca de lentes, mas normalmente sua lente fixa dispõe de um zoom incrível, com modelos de até 36X, sendo muito versáteis.





Reflex ou Dslr: DSLR significa, em inglês: Digital Single Lens Reflex Câmeras utilizadas por profissionais e por amadores mais avançados. Nestes modelos, a imagem vista no visor óptico é vinda da lente e refletida internamente por um sistema de espelhos (ao contrário das compactas, que utilizam um visor com imagem separada da lente). A DSLR se caracteriza, também, pelas lentes removíveis e intercambiáveis.


http://pedrostanke.wordpress.com/x-material-para-leitura/dicas-de-fotografia/1-os-principais-tipos-de-cameras-fotograficas/