CMYK
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black).
E funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visivel, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativa de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
http://pt.wikipedia.org/wiki/CMYK
GGrayscale
Significa Escala de Cinza. Cada pixel é uma única amostra, isto é, carrega somente a informação cheia do ponto morto cinzento, variando do preto na intensidade mais escura (100%) ao branco na mais clara (0%).
HLS
HLS é um sistema de cores derivado dos conceitos definidos por Albert Munsell na primeira década do século XX e é usado na área de agronomia e pedologia. Utiliza os conceitos de matiz (hue), pureza de cor e luminosidade (L). O Sistema presta uma descrição muito precisa da cor, dando suporte à comunicação de cor.
HSB
HSB é um modelo de cor muito utilizado nos programas que utilizam cor, consegue representar a gama de cores do RGB e do CMY. HSB significa Tom (Hue), Saturação (Saturation) e Luminosidade (Brightness). Através deste modelo, quase todas as cores são representada por 3 números.
HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
LAB
Modelo de cor desenvolvido pelo CIE (Centre Internationale d´Eclairage), baseado num canal deluminosidade e dois canais de cor (a e b).
Os padrões são aceites internacionalmente para todas as medidas de colorimetria.
O modelo Lab, tal como outros modelos de cor definidos pelo CIE, define a cor de uma forma matemática eprecisa.
RGB
Significa Vermelho, Verde e Azul, do inglês Red,Green e Blue. Esta escala é como monitores e TVs representam a cor. As cores são formadas a partir de pontos (pixels) iluminados ou luminosos, que se baseiam nessas três cores. Mas na impressão as coisas são bem diferentes, porque as cores são geradas a partir do reflexo da luz sobre pigmentos no papel branco. É por isso que fica quase impossível reproduzir todas as cores que existem na tela do monitor para o substrato.
RYB
RYB (Red, Yellow, Blue = Vermelho, Amarelo, Azul) é um modelo histórico de síntese subtrativa de cor, estabelecido por Leonardo da Vinci em sua teoria das cores. Atualmente, sabe-se que este modelo é cientificamente incorreto, mas ainda assim é bastante utilizado em artes plásticas. Neste modelo, as cores primárias são o azul, o amarelo e overmelho, com as respectivas complementares secundárias laranja, púrpura e verde. Atualmente, contudo, considera-se o CMYK como o melhor modelo subtrativo, capaz de representar todas as cores perceptíveis pelo olho humano.
Sem comentários:
Enviar um comentário